Um termo que está bastante em alta e tem sido muito utilizado nos últimos tempos é streaming. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que ele significa e como pode ser utilizado pelas empresas para estreitar as relações com seu público.

Com base nessa realidade, desenvolvemos este post, que explicará o conceito de streaming, como ele pode ser utilizado pelas empresas e os resultados positivos que podem ser obtidos com sua utilização.

Ficou curioso para obter todas essas informações? Então continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é streaming e como ele funciona?

Podemos definir streaming como todos os serviços que transmitem áudio e vídeo pela internet, por meio da transferência de dados. Isso quer dizer que o usuário pode ter acesso ao conteúdo sem precisar baixar as mídias em seu computador.

Exemplos clássicos e populares do streaming são os aplicativos Netflix e Spotify, em que podemos ouvir músicas ou assistir a filmes e séries sem ter que fazer o download desses arquivos.

Como utilizar o streaming em empresas?

No meio empresarial, o streaming pode ser utilizado de diversas maneiras, entre elas para transmitir vídeos em treinamentos internos para os funcionários da organização.

Além disso, a empresa pode também ter um canal no YouTube ou fazer pequenos vídeos para mídias sociais como Facebook e Instagram. Dessa forma, conteúdos audiovisuais podem ser utilizados para promover produtos, divulgar eventos, fazer transmissões ao vivo para interagir com os clientes e seguidores etc.

Que resultados as empresas podem obter com essa tecnologia?

A transparência é a alma dos negócios contemporâneos, como destaca o pesquisador Manoel Marcondes Machado Neto, em seu livro “4 Rs das relações públicas plenas”.

Para esse teórico da comunicação, as empresas devem embasar-se em 4 Rs para ter um relacionamento adequado com seu público: reconhecimento, relacionamento, reputação e relevância.

Todos esses quatro pilares podem ser trabalhados em estratégias de transmissão de conteúdo e interatividade por vídeo, em plataformas de streaming que podem ser desenvolvidas pelas organizações, o que fará com que elas conquistem uma relação mais amigável com os seus seguidores.

Como desenvolver uma estratégia de live streaming para as empresas?

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de live streaming empresarial, ou seja, para transmitir vídeos ao vivo por meio de plataformas, é ter um cronograma de conteúdos bem estruturado e planejado.

É possível utilizar vídeos de bastidores da empresa, fazer transmissões de eventos, como lançamentos de novos produtos, compartilhar notícias e novidades, fazer reviews de itens comercializados pela marca etc.

Para que tudo isso seja feito com qualidade, porém, é preciso que a empresa conte com equipamentos de qualidade, como câmeras e microfones que permitam a sincronia perfeita de áudio e vídeo. Somente assim, com uma transmissão adequada, os resultados desejados poderão ser alcançados pela organização.

Conseguiu entender o que é streaming e como você pode aplicar essa tecnologia na sua empresa? Graças ao avanço da tecnologia, as formas de comunicação têm se transformado rapidamente, e é importante acompanhar sua evolução para alcançar sempre os melhores resultados.

Assim como o streaming, a implantação de sistemas audiovisuais pode trazer diversos benefícios para sua empresa. Para saber mais, não deixe de ler também nosso artigo “Conheça os benefícios dos projetos AV para empresas“.

Comente sobre o Artigo

Deine Email Adresse wird nicht veröffentlicht.