Vivemos em uma era totalmente digital, em que tudo o que fazemos pode ser compartilhado na web em tempo real. E graças às ferramentas desenvolvidas pelas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, por exemplo, a transmissão de eventos ao vivo está cada vez mais popular.

Entre outros benefícios da transmissão de eventos ao vivo podemos destacar o alcance, a interação do público, a divulgação ampla da empresa etc. Porém, para realizar esse tipo de procedimento é necessário ter uma série de cuidados.

Quer saber mais sobre o assunto? Descubra as principais vantagens de apostar em livestream e comece a investir na transmissão ao vivo dos seus eventos e conteúdos o quanto antes. Para isso, leia atentamente os tópicos a seguir.

Benefícios da transmissão de eventos ao vivo para as empresas

Como comentamos, a transmissão de eventos ao vivo proporciona uma série de benefícios para as empresas. A seguir, comentaremos sobre os principais deles. Veja!

Alcance

Ao apostar na transmissão dos seus eventos ao vivo, você consegue alcançar um número bem maior de pessoas. Assim, você consegue levar a sua mensagem muito além dos participantes que estão presentes ali fisicamente ou das paredes que limitam a sua organização.

Segundo o IBGE, existem mais de 116 milhões de pessoas com acesso à internet em todo o Brasil. Agora, pense bem: em que lugar você teria a possibilidade de atingir um número tão grande de espectadores? Isso só é possível com auxílio de recursos audiovisuais.

Além da comodidade oferecida, transmitir o seu conteúdo ao vivo em plataformas digitais permite que você chegue a locais de difícil acesso. Dessa forma, você alcança pessoas que, por alguma razão, não podem estar presentes no seu evento.

Interação

A transmissão de um evento online abre espaço para que os internautas interajam com o conteúdo que você está oferecendo, e essa é uma ótima forma de aumentar o engajamento do público com a sua marca.

Mais do que apenas um vídeo da internet, uma transmissão de eventos ao vivo tem o potencial de criar um senso de comunidade entre os seus espectadores. É possível que os participantes se comuniquem entre si ou até mesmo exponham as suas ideias sobre os assuntos abordados.

Uma boa dica para otimizar esse processo de engajamento é propor a interatividade em tempo real para as pessoas que estão assistindo ao seu evento. Ou seja, incentive sempre o feedback e o compartilhamento dos conteúdos exibidos.

Divulgação

Aqui está outra grande vantagem da transmissão ao vivo. Isso porque, ao colocar o seu conteúdo na rede em tempo real, você propaga a sua marca para um número de pessoas ainda maior, estimulando o crescimento da sua base de clientes, participantes ou admiradores.

As transmissões ao vivo têm o potencial de expandir o conhecimento da sua empresa entre o público online, retendo ou conquistando novos clientes para a sua marca. Além disso, é muito mais simples compartilhar o conteúdo diretamente do seu celular do que levar alguém que não conhece o seu trabalho até um evento.

E o mais legal disso tudo é que, na maioria das vezes, essa divulgação é feita pelos participantes do seu evento. Já engajados com a sua marca, eles compartilham a sua transmissão e potencializam o fortalecimento da sua estratégia.

Criação de conteúdo

Você acha que é só transmitir em tempo real tudo o que acontece no seu evento e parar por aí? Nada disso! Com essa estratégia, é possível gravar o conteúdo para que ele seja exibido mais vezes em outras situações.

Assim, você acumula todo o material que achar relevante para o seu público e disponibiliza online, seja nas redes sociais ou até mesmo no seu site. Isso permitirá, por exemplo, que alguém assista ao seu evento daqui a alguns anos. Legal, não é mesmo?

Como você pôde ver, a transmissão ao vivo é uma estratégia simples e eficiente, que promete trazer excelentes resultados na divulgação e expansão dos seus eventos. Basta saber usar a tecnologia a seu favor para aproveitar todas essas vantagens.

Cuidados que devem ser tidos ao fazer transmissão ao vivo de eventos

Ao fazer transmissões ao vivo de eventos, existe uma série de cuidados que devem ser tomados. Então, confira quais são os principais deles e garanta o sucesso de suas lives.

Tenha um roteiro

Para não ficar perdido e nem sair do foco da transmissão ao vivo, é interessante que você tenha um roteiro muito bem estruturado do que será mostrado. Se o evento for uma webinar, por exemplo, é importante que você siga um cronograma do conteúdo que será abordado na aula.

Agora, se você estiver mostrando uma festa da empresa, convém mostrar todo o local em que o evento está sendo realizado, ter um roteiro de convidados que serão entrevistados etc.

Escolha um ambiente adequado

Para que a transmissão tenha qualidade, é importante que você escolha um local adequado para realizá-la. No caso de o evento ser ao ar livre, por exemplo, deve-se optar por um ponto em que a iluminação seja boa e que não vente muito.

Assim, algumas possíveis interferências naturais não prejudicarão o seu vídeo e as pessoas que estiverem assistindo seguirão engajadas com o conteúdo.

Evite usar apenas os recursos de smartphones para transmitir ao vivo

Você até pode usar a câmera do seu smartphone para fazer stories no Instagram e outros vídeos curtinhos para as redes sociais. No entanto, para vídeos maiores e mais bem elaborados, essa prática não é recomendada.

As pessoas esperam uma qualidade impecável ao assistir um vídeo ao vivo pelo YouTube ou pelo Facebook. Por isso, invista em bons equipamentos.

Utilize equipamentos adequados para transmissões ao vivo

Como explicamos, o smartphone não é suficiente para transmitir um evento ao vivo. Por isso, você deve utilizar equipamentos de qualidade, como boas câmeras, microfones e computador com placa de captura.

As filmadoras garantem que as imagens sejam captadas com alta qualidade para que as pessoas que assistem a live visualizem tudo com perfeição. Já os microfones garantem um bom áudio, sem ruídos e com uma altura adequada para ser ouvido.

Já as placas de captura servem para transferir a imagem e o som da câmera para o computador, que deve estar conectado à internet e, assim, fazer a transmissão ao vivo. É por meio delas que os usuários que seguirem o seu canal no YouTube, a sua página no Facebook ou outro canal de streaming, poderão acompanhar o seu evento.

Como podemos perceber, investir na transmissão de eventos ao vivo é uma boa alternativa para se ter mais engajamento com o público do seu negócio. No entanto, alguns cuidados devem receber mais atenção para que tudo saia conforme o planejado e os resultados sejam realmente positivos.

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