Poder negociar prazos e pagamentos, ser atendido em situações urgentes, entre outras situações que envolvem prestadores de serviços ou distribuidores de produtos para as empresas é muito importante. Para que isso ocorra, no entanto, é preciso ter um bom relacionamento com fornecedores.

Mas o que é preciso fazer para estabelecer boas relações com os fornecedores? Para essa pergunta, não existe uma resposta única. Por isso, listamos uma série de dicas que podem ser úteis para melhorar nesse aspecto. Veja, a seguir!

Procure ter um relacionamento com fornecedores diferenciados

Antes de fechar parceria com uma empresa, é preciso verificar se ela se diferencia de outras, oferecendo projetos integradores para os seus revendedores, por exemplo.

Existem organizações que fazem treinamentos, eventos internos e oferecem certificações para aprimorar os seus colaboradores, para que eles prestem o melhor serviço ou atendimento aos clientes.

Estabeleça uma gestão de fornecedores

Você deve estabelecer uma gestão de fornecedores, ou seja, desenvolver estratégias para que possa ter um bom relacionamento com eles.

Para isso, procure sempre ser ético, organizado, fazer pagamentos em dia, ter políticas claras no caso de licitações etc. Com você agindo com transparência, os fornecedores terão mais motivação para serem solícitos e negociarem prazos, pagamentos e condições em geral.

Acompanhe os indicadores de desempenho e dê feedbacks periodicamente

A empresa também pode desenvolver indicadores de desempenho para os fornecedores, os mantendo alinhados para que cumpram as metas internas. Se você precisa organizar um evento interno, por exemplo, precisa garantir que a organização que oferecerá soluções audiovisuais, microfones, câmeras e outros recursos utilizados entreguem tudo a tempo.

Outro ponto importante são os feedbacks. Para que os fornecedores possam sempre aprimorar os seus serviços, eles precisam receber retorno sobre aquilo que estão fazendo.

Alinhe e automatize os processos

Garantir entregas rápidas e um estoque sempre em dia é importante para qualquer empresa. Assim, os fornecedores têm papel essencial para que isso aconteça. Hoje já existem softwares de automação e aplicativos que permitem que as entregas e processos sejam automatizadas.

Crie relações de parceria

Veja os seus fornecedores como verdadeiros parceiros de trabalho, como alguém que é aliado do seu negócio. Para isso, mostre a eles como vocês podem trabalhar juntos, um divulgando a marca do outro e assim trazendo crescimento para ambas as empresas.

Defina canais de comunicação

Não existe uma relação bem estruturada sem uma comunicação adequada. Por isso, é preciso definir canais para trocas de informação constante.

Hoje em dia isso é tudo muito facilitado, podendo ser utilizados aplicativos como o WhatsApp. Porém, recomenda-se que todas as conversas sejam salvas para que você possa ter um controle sobre o que foi combinado.

Resumidamente, para ter um bom relacionamento com fornecedores é preciso ter um diálogo transparente, prezar pela satisfação de ambas as partes e ter sempre o respeito e a cordialidade como base da relação.

Gostou das nossas dicas? Que tal então continuar aprendendo sobre assuntos interessantes para o meio empresarial? Para isso, conheça as principais características das empresas do futuro, com informações sobre como as organizações evoluirão nos próximos anos.

 

Comente sobre o Artigo

Deine Email Adresse wird nicht veröffentlicht.