Veja 4 vantagens do treinamento a distância nas empresas!

918

Compartilhe:

A educação corporativa é um tema que está em alta no meio empresarial, pois cada vez mais se tem consciência dos benefícios que a qualificação dos profissionais traz para as empresas.

Fazer um treinamento a distância, portanto, pode ser uma boa ideia para ensinar os colaboradores sobre técnicas de trabalho, formas de operar um equipamento, regras e normas da cultura organizacional etc.

Utilizar dos recursos da educação a distância é muito relevante e traz diversas vantagens para as empresas. Veja quais são os principais deles!

1. Custos reduzidos

Ao optar pelo treinamento a distância, não há a necessidade de gastar com o deslocamento de professores e nem com a compra de materiais didáticos. Afinal, tudo pode ser feito de forma digital, até mesmo as anotações dos alunos.

Além do mais, uma mesma videoaula pode ser exibida diversas vezes, para diferentes turmas de alunos. Isso evita a necessidade de ter que contratar um palestrante a cada vez que um treinamento básico, como a integração de novos funcionários, for feita nas empresas.

Ainda sobre os custos reduzidos, ao optar pelos treinamentos à distância, a empresa se isenta de pagar um cachê para palestrantes, tampouco o seu transporte ou hospedagem na cidade.

2. Praticidade

A praticidade dos treinamentos a distância é muito grande, pois os gestores poderão programá-los para o horário que julgarem mais adequados, sem depender da agenda de terceiros.

Dessa forma, as aulas podem ser assistidas em dias ou horários em que há pouca demanda de trabalho na organização, por exemplo.

3. Engajamento dos funcionários

Entre os principais tipos de treinamento que podem ser realizados estão os motivacionais. Eles são muito interessantes para que os funcionários tenham mais engajamento com as atividades que realizam nas empresas.

Assim sendo, a promoção de treinamentos à distância também contribui para que as organizações consigam ter colaboradores mais engajados com a cultura organizacional e com o trabalho realizado em si. Isso aumenta a produção e os lucros da empresa.

4. Aumento da autonomia dos colaboradores

Outro ponto que pode ser trabalhado nos treinamentos à distância é a autonomia. Desse modo, os funcionários podem ser motivados a serem mais proativos e não dependerem tanto dos chefes para realizar atividades simples.

O aumento da autonomia também faz com que se tenham ganhos maiores na produtividade, pois ninguém ficará parado esperando o gestor chegar para tomar uma atitude, por exemplo.

Extra – Dica para fazer um bom treinamento a distância

Ao desenvolver um treinamento à distância deve-se investir em equipamentos de qualidade para que tudo ocorra conforme o esperado. Além de uma boa conexão com a internet, no caso de vídeos online, deve-se ter bons itens de áudio e vídeo.

Já no caso de os treinamentos serem feitos por videoconferência, também há a necessidade de se investir em microfones e uma boa estrutura para a sala. Assim, a sua organização será uma verdadeira empresa do futuro.

Compreendidas as vantagens do treinamento a distância nas empresas? Então, o que você está esperando para começar a fazê-los? Coloque tudo em prática!

E para receber outras informações como essa, não deixe de assinar a nossa newsletter, Assim sempre enviaremos novidades para o seu e-mail.

Menu