Entenda as vantagens da automação residencial para sua casa

390

Compartilhe:

Com a evolução da tecnologia possibilitando que os mecanismos automáticos substituam o trabalho humano pela informatização, os sistemas têm sido desenvolvidos em diversas corporações e indústrias de modo a garantir benefícios nunca antes experimentados. Não é diferente quando o assunto é automação residencial.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre o tema, continue a leitura deste artigo, pois ele expõe os principais ganhos com esse tipo de investimento. Acompanhe!

O que é automação residencial?

A automação residencial é uma solução que propõe uma nova forma de se relacionar com a própria casa. O objetivo principal é garantir ao morador um controle eficiente com possibilidades práticas focadas na segurança e integração das tarefas.

Trata-se da aplicação de sistemas automáticos para o máximo de funções mapeadas em um ambiente por meio de acionamentos e comandos simplificados e eficientes.

Quais são as principais vantagens?

Segurança

Em primeiro lugar, a seguridade salta como um dos grandes benefícios desse investimento. Com a automação residencial você pode desligar ou acionar qualquer equipamento da sua casa de onde você estiver.

O acesso às câmeras da sua casa andam com você, em dispositivos móveis. Fechaduras eletrônicas, video-porteiros, iluminação, os tradicionais alarmes, sensores e displays de vigilância são exemplos de ferramentas acessíveis.

Conforto

Nada melhor do que um lar confortável. Quando você automatiza os equipamentos de climatização pode até mesmo ligar o ar-condicionado minutos antes de chegar em casa. A intensidade das lâmpadas também pode ser controlada, assim como os aparelhos multimídia podem ser ligados num único controle, com comandos inteligentes.

Economia a longo prazo

Quem nunca esqueceu a luz da sala acesa quando foi dormir? Esse tipo de problema pode ser evitado com a possibilidade de predeterminação dos horários em que as luzes serão ligadas ou apagadas.

Outras práticas econômicas estão na irrigação automática do jardim e na proteção do seu patrimônio quanto à segurança. Existem projetos para todos os bolsos.

Quais são as principais tendências da automação residencial para 2018?

Assistentes de voz

Depois da salvaguarda, os assistentes de voz são os mais falados do setor. Cada vez mais comuns em diversos mercados, os projetos audiovisuais crescem com cada vez mais força nos projetos de inovação para residências. O controle das luzes e a criação de listas de supermercado já podem ser acionados por voz.

Saúde e bem-estar

Quem busca aproveitar os momentos no próprio lar para valorizar a saúde mental, auditiva e psicológica pode tirar proveito das soluções nesse campo. A intensidade e a qualidade da luz são grandes influenciadoras do humor e performance humana.

A nova geração de lâmpadas com brilho ajustável por meio de dispositivos sensíveis é uma grande vantagem, assim como a capacidade de regulagens da qualidade do ar e temperatura local.

Inteligência artificial

Os avanços no campo da inteligência artificial são uma das grandes promessas do ano. A tecnologia machine learning tipifica os aparelhos que aprendem as funções que devem executar, abrindo caminho para uma gama de novas investidas.

Já existem dispositivos que mapeiam a rotina da casa para compreender os parâmetros sonoros habituais e notificarem quando essa normalidade for interrompida. Com isso, vazamentos de água, perigo de fogo ou invasões podem ser detectadas em segundos.

Viu só como são inúmeras as vantagens da automação residencial para sua casa? Inspirou-se? Então confira nosso artigo sobre como escolher o projetor ideal para cada tipo de ambiente!

Menu