Estúdio de rádio: conheça os equipamentos de uma web rádio

2.189

Compartilhe:

Para manter uma transmissão adequada e de boa qualidade para os ouvintes, é essencial que as emissoras invistam em bons equipamentos no estúdio de rádio. Desse modo, rádios e web rádios precisam estar sempre estruturadas com o que há de mais moderno em tecnologia para garantir boa experiência aos ouvintes e possibilitar uma mídia atrativa para os anunciantes divulgarem seus negócios.

Para que isso aconteça é preciso ter conhecimento sobre em quais equipamentos investir. Vale ressaltar que existem diferenças entre os modelos necessários para uma emissora de rádio tradicional e uma web rádio, por isso conhecer as diferenças entre elas é fundamental. Confira!

Qual a diferença entre uma rádio tradicional e uma web rádio?

Quem deseja abrir uma rádio tradicional necessita de uma concessão junto aos órgãos fiscalizadores, bem como providenciar antenas e equipamentos para que o sinal saia da emissora e chegue até os aparelhos dos ouvintes, geralmente se limitando geograficamente a uma determinada região.

Já as web rádios podem ser criadas em plataformas para essa finalidade, sem necessidade de concessão e de investimento em equipamentos transmissores, mas apenas operacionais.

Quais equipamentos não podem faltar em um estúdio de rádio?

Existem alguns equipamentos que são fundamentais em um estúdio de rádio, seja ela virtual ou tradicional. Entenda para que serve cada um deles.

Computador

É recomendado que se tenha um computador com uma boa memória para que a rádio funcione corretamente para rodar áudios, possibilitar a leitura de notícias etc.

Internet

No caso das web rádios, você vai fazer uma transmissão totalmente pela internet e por isso é necessário ter uma conexão de excelente qualidade e com grande taxa de upload.

Microfone

É fundamental para as rádios que não tocam apenas músicas, mas que tenham também locutores que fazem entrevistas, informam as notícias etc.

Fones de ouvido

O fone de ouvido serve como retorno, de modo que o radialista pode ouvir aquilo que está sendo transmitido e, assim, fazer ajustes, como aumentar ou diminuir o volume para que ele fique no tom adequado.

Mesa de som

Esse equipamento é opcional, porém indicado para rádios de maior porte e que têm programação que exige uma maior qualidade técnica no que se refere a mixagem de áudios e controle dos microfones.

Software de transmissão

As web rádios necessitam de um software de transmissão para que o conteúdo produzido chegue até os ouvintes. Existem versões pagas e gratuitas para serem adquiridas.

Como montar uma web rádio?

Para montar uma web rádio é preciso ter acesso a um software de transmissão. No caso de trabalhar com produções sempre gravadas, é possível programar o áudio previamente editado para que rode de maneira automatizada.

Já no caso das transmissões ao vivo é preciso utilizar os equipamentos anteriormente listados e emitir a programação com o locutor e, se julgar necessário, um operador de mesa de áudio, de forma similar ao que ocorre nas emissoras tradicionais.

Conhecer um estúdio de rádio e quais são os equipamentos necessários para uma transmissão pode ser útil até mesmo no meio empresarial, uma vez que rádios corporativas são uma tendência em crescimento, por exemplo. Também é uma ideia interessante para produtores de conteúdo, como jornalistas que querem ter um negócio e trabalhar por conta própria.

Quer conhecer mais conteúdos interessantes como este? Então siga os nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, Google +YouTube, LinkedIn, Instagram, Twitter e Slideshare.

Menu