Video Mapping – Show de Projeção

755

Compartilhe:

Entendendo o termo Video Mapping

O Video Mapping ou Projeção Mapeada abriu portas para experiências de imersão, de uma forma que a projeção 2D não poderia; ele utiliza diversas imagens complexas em 3D, que traz vida à superfícies de edifícios com formas, cores, luzes, ilusão ótica, som, utilizando cada elemento arquitetônico para personalizar áreas pequenas ou gigantescas de construções, com um conteúdo fantástico e deslumbrante.

A Grandeza

Um exemplo extraordinário de uso do Video Mapping foi o mapeamento no Parlamento de Bucareste, Romênia, em 24 de setembro de 2016, onde se reuniram mais de 40.000 pessoas para um grande concurso de vídeo 3D. Foram utilizados mais de 104 projetores com 23.000m² de projeção, mais de 2.000.000 ANSI lumens e um palco gigante!

Superfície

Enquanto a maioria das imagens projetadas são planas e de pequena escala, o Video Mapping é marcante em sua originalidade, criatividade e inovação.

Superfície do Video Mapping do parlamento de Bucareste na Romênia.

Quaisquer edifícios que atendam a distância necessária no posicionamento dos projetores, podem refletir em grandes temas de eventos, sendo eles mesmos planos de fundo e palco para um impressionante e inesquecível espetáculo rico em tecnologia, trazendo um grande impacto devido às suas proporções.

Projeção

A projeção para o Video Mapping é perfeita. Os profissionais procuram o maior número de pixels em um projetor, além de alto brilho, nitidez, longa vida útil, confiabilidade, precisão de cores, peso leve, baixo consumo de energia e várias opções de lentes.

Para um bom desenvolvimento interativo em minutos, configurações e controle dos shows, a opção requisitada ganhando destaque é o Pandora’s Box da Christie Digital, um hardware com software Coolux.

“O Sistema Pandora’s Box simplifica o processo de criação e de experiências visuais espetaculares em larga escala. Sua combinação de software e hardware oferece uma interação nunca vista antes, desde uma simples aplicação de tela plana até mapeamento de telas gigantes”. (MONTEIRO, Daniel. Gerente de vendas na Christie Digital. Entrevista concedida a Dealer. São Paulo, 20 fev. 2017).

A projeção ao ar livre requer escuridão, baixos níveis de luz ambiente e para efeitos de ilusões o público deve ser posicionado no ponto ideal.

Video Mapping em ação

É claro que, para desenvolver um projeto como o Video Mapping, você precisará dedicar um bom tempo de planejamento, estudos e testes.

O gerenciamento deve funcionar de forma muito sinérgica entre projetistas, empresas de servidores, desenhistas de CAD, empresas de animação, construção cênica, marcas e produtores.

Essa preparação inclui também um detalhe pequeno, porém importante para a execução do show: eliminação de superfícies reflexivas, como por exemplo: janelas de vidro.
Um projeto dessa complexidade leva em média de 6 à 8 meses de preparação.

Um projeto de Video Mapping é tão incrível, grandioso e inovador que torna-se não apenas um show em 3D, mas uma experiência com um misto de emoções inacreditáveis.

Compartilhe sua experiência de Video Mapping conosco e se inscreva na Infocomm17, a melhor feira de áudio e vídeo profissional da América Latina! Lá você saberá tudo sobre Video Mapping e muito mais, clique aqui para fazer a inscrição que é 100% gratuita!

Menu