Quais são as principais ferramentas colaborativas na educação?

1.547

Compartilhe:

São chamadas de ferramentas colaborativas na educação as soluções tecnológicas que possibilitam mais qualidade no ensino e otimização do tempo nos processos educacionais, seja nas escolas e universidades, seja em empresas que fazem treinamentos com seus colaboradores.

Além disso, essas ferramentas proporcionam benefícios como mais qualidade de conteúdo e uma maior proximidade entre os alunos com os professores ou instrutores dos cursos realizados.

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas na sua empresa para essa finalidade. Confira as principais delas!

Ambientes virtuais de aprendizagem

Os ambientes virtuais de aprendizagem são sistemas, geralmente, armazenados em nuvem, em que os professores ou instrutores podem postar materiais complementares das aulas, como artigos, vídeos, e-books e outros itens que sirvam como apoio para que o aluno tenha mais facilidade de fixar o aprendizado.

Nesses ambientes também é possível que os alunos façam upload de trabalhos, tudo de forma simples e informatizada, descartando o uso de papel.

Aplicativos

São diversos os aplicativos que podem ser utilizados nos processos educacionais, como o Prezi, que é muito útil para a criação de apresentações com design inovador.

Já para o armazenamento de material didático, recomenda-se o uso de ferramentas como o Dropbox e o Google Drive, que também são úteis para que alunos e professores interajam compartilhando arquivos.

Projetores

As pessoas compreendem e assimilam melhor os conteúdos quando eles estão acompanhados de imagens ou vídeos que ilustrem aquilo que o professor está dizendo e, para isso, o uso de projetores é fundamental.

Existem diversos modelos de projetores no mercado, e você pode analisar qual é a melhor opção para o seu negócio. Entre os principais deles, destaca-se o Projetor Epson Brightlink 1450Ui, que tem uma excelente luminosidade e conta com a tecnologia 3LCD, itens que são muito importantes para a qualidade das projeções.

Monitores interativos

As projeções, em alguns casos, como nos treinamentos corporativos com pequenos grupos ou aulas particulares, podem ser substituídas por monitores interativos, que garantem mais agilidade por meio do toque múltiplo nas telas.

O Interactive LDC com LED Backlight é um exemplo de monitor interativo que pode fazer a diferença nos processos educacionais, mostrando imagens vívidas, vidro antirreflexo, opção para congelamento de imagem e vida útil de até 50 mil horas.

Filmadoras profissionais

A educação a distância deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade em muitas instituições de ensino, de modo que é necessário gravar vídeos com os professores ministrando as aulas e disponibilizá-los para que os alunos assistam.

Esses vídeos precisam ter excelente qualidade e, para isso, é relevante o uso de filmadoras profissionais, que garantam a produção de materiais de qualidade para que o aprendizado seja potencializado. São diversos modelos disponíveis, e você pode buscar mais informações sobre cada um deles.

Microfones

As salas de aula que são muito amplas e que recebem muitos alunos também precisam contar com um bom serviço de microfonia, tendo em vista que todos os presentes devem compreender aquilo que é dito pelo professor ou ministrante de forma clara.

Os microfones também são importantes para os casos de conferências educacionais, como congressos, fóruns, seminários e outros eventos similares.

Essas são apenas algumas das ferramentas colaborativas na educação que podem revolucionar a forma como você executa as aulas em sua instituição de ensino ou empresa. Vale a pena conhecer mais sobre elas e garantir muito mais sucesso no aprendizado dos alunos.

A Dealer atua há mais de 20 anos no mercado audiovisual e pode oferecer as melhores opções em ferramentas para educação, pois tem muita expertise na área. E, para você ficar por dentro de todas as nossas novidades, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes como este diretamente em seu e-mail!

Menu